Diário de um Sonho VIII

Em 2019, finalmente consegui ler Mataram a Cotovia. A doçura e simplicidade com que uma criança tão pequena encara um mundo distorcido pela ignorância conquistou-me logo às primeiras páginas e mesmo a tempo. Após alguma pesquisa, descobri que Harper Lee, a escritora que venceu mesmo o Pulitzer pela obra, se inspirou em Monroeville, a sua cidade-natal. Ora então, voltei ao mapa e decidi que aquele pedacinho de História merecia um desvio e lá fomos, até à capital literária do estado de Alabama.

Estado do Alabama – 26 de setembro 2019

“Cinco horas de viagem e chegámos a Monroeville, Alabama. É uma viagem diferente, imersa no interior do país, através de centenas de campos de algodão. A vila é catita e foi maravilhoso ver na vida real o cenário de To Kill a Mockingbird, de Harper Lee!

O guia do tribunal ficou fascinado quando comecei a falar de Portugal, porque, como é óbvio, acabámos por travar conversa e ele adora o nosso peixe e tradições.

Subindo as escadas, tal como a personagem do livro, pude ler a minha citação favorita da bancada superior, ali onde Harper Lee, ou Scout, sentiu todas aquelas emoções! Estou a viver História. A que eu escolhi para mim!

“Atticus, you must be wrong…

How’s that?

Well, most folks seem to think they’re right and you’re wrong…

They’re certainly entitled to think that, and they’re entitled to full respects for their opinions,” said Atticus, “but before I can live with other folks, I’ve got to live with myself. The one thing that does not abide my majority rule is a person’s conscience.”

Por sugestão da rececionista do hotel, uma alemã ali emigrada há já imensos anos, fomos até Pensacola, uma praia ainda no estado da Florida. É sempre deslumbrante ver aquela areia branca e o azul cristalino e transparente do Golfo! Que delícia nadar a ver o céu ali naquele paraíso… Uma paragem inesperada que nos fez vibrar!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.